Perguntas Frequentes


1. O que a Virtus faz afinal? +

Somos uma plataforma que conecta limites de crédito disponíveis com quem precisa. De um lado, existem pessoas com limite sobrando em seus cartões e de outro, pessoas que não conseguem parcelar suas compras por vários motivos. Resumindo: somos um tipo de Uber de Crédito... gerando valor (milhas) para pessoas que têm limite disponível em seus cartões e dando acesso ao sistema financeiro para pessoas que precisam.

2. De onde vem o nome Virtus? +

Virtus vem do latim e significa Virtude. Decidimos por este nome porque ele resume o que buscamos como propósito em nossas vidas: potencializar as nossas virtudes e com isso servir aos outros.

3. Como funciona a Virtus na prática? Como vocês encontram o João (personagem do nosso vídeo que representa o público que precisa de crédito)? +

A ideia é que a Virtus funcione como mais um meio de pagamento. Iremos atuar com estabelecimentos comerciais que necessitam de um parceiro que financie o parcelamento da compra de seus clientes. Nós avaliamos o perfil de crédito desse cliente e, se estiver dentro da nossa política, nossa plataforma irá aprovar a compra utilizando o limite disponível dos cartões cadastrados na nossa base. Em seguida, enviaremos os boletos para o cliente da loja nos pagar e, independente ou não desse pagamento, faremos a transferência dos valores devidos diretamente nas contas dos titulares dos cartões que foram utilizados.

4. Quando empresto o limite do meu cartão o que acontece se o João (do vídeo)/cliente não pagar? +

Mesmo que o "João" atrase, a Virtus irá depositar em sua conta os valores antes do vencimento de sua fatura para que você a pague com tranquilidade. O pagamento no dia combinado é um ponto da maior importância para nós e o garantimos via uma adequada precificação dos empréstimos que faremos e provisão financeira para cobrir os atrasos.

5. E o que vai aparecer na minha fatura? +

Como transacionamos o seu cartão dentro do nosso ambiente, aparecerá o nosso nome na sua fatura (Virtus Pay), de modo que sua privacidade será sempre protegida.

6. Isso tem algum impacto no meu IRPF? +

De jeito algum. Primeiro porque não se trata nem de renda ou gastos seus no cartão. Trata-se de um serviço que você contratou junto a nós. E lembre-se: da mesma forma que haverá os gastos na sua fatura, também haverá os depósitos correspondentes em sua conta corrente. Ou seja, não foi você quem gastou com seu cartão.

7. Isto é permitido por lei? +

No dia 26 de Abril de 2018, o CMN publicou a regulamentação para as chamadas fintechs, a Resolução CMN Nº 4.656. A Virtus se enquadra dentro desta regulamentação e, além disso, continuamos atuando em conjunto com as bandeiras e adquirentes com a intenção de promover nosso negócio com total transparência.

8. Já está no ar? +

Sim, já estamos operando desde Janeiro de 2018. A quantidade de cartões cadastrados foi muito maior do que precisávamos para o piloto. Por este motivo, fechamos o cadastro temporariamente. Você pode fazer o seu pré-cadastro e receberá seu lugar na fila.

Fique de olho! Vamos informar por email quando abrirmos de novo o cadastro, ok?